Como instalar um cooler a água




Neste artigo, iremos explicar como proceder à montagem de um cooler a água, neste caso, um Cooler Master Seidon 120V ver2. Podemos dividir a montagem do cooler em 8 simples passos, desde a colocação do backplate, até à ligação dos cabos de energia.


Unboxing do conteúdo da caixa

Antes de se iniciar a montagem do Seidon 120V, ,começamos pela abertura da caixa e a disposição de todo o conteúdo na mesa de montagem. Parece um passo sem sentido, mas manter todo o espaço de montagem arrumado e organizado, torna a montagem mais simples e eficaz. Manter todas as ferramentas, parafusos e acessórios à mão, a qualquer altura.

1. Instalação do Backplate

O primeiro passo é então a instalação do backplate que vem fornecido com o Seidon. Este backplate, mantém o cooler mais seguro na motherboard e impede que haja algum tipo de pressão em excesso exercida sobre a PCB da board. Começamos então por colocar os parafusos no backplate e as patilhas que os seguram. De seguida basta virar a motherboard onde vamos fazer a instalação do cooler, ao contrário, para que possamos inserir os parafusos nos respectivos locais.
Verifique qual a face do backplate que fica para trás, pois existe a face orientada para AMD e a para Intel.

2. Instalação dos pés de apoio

Depois deste passo completo, vamos colocar os pés de apoio da motherboard. Um processo simples e que basta seguir as furações da sua motherboard para os poder colocar na caixa. As furações para uma motherboard do formato ATX são diferentes de uma Mini-ITX, portanto, verifique qual a sua board primeiro antes de começar a colocar os parafusos de apoio.

3. Montagem da ventoinha na caixa

O próximo passo é começar a montar a ventoinha na caixa do computador. Como a ventoinha do Seidon 120V ver2 é de 120x120mm, recomendamos que coloque na traseira da caixa. Deste modo não só a ventoinha funciona de uma forma mais eficiente, reduzindo a quantidade de calor no interior da caixa, como permite que os tubos do radiador não fiquem demasiado torcidos.
Deverá então colocar os parafusos e segurar a ventoinha no sítio, para mais tarde, poder apertar o radiador no mesmo local.

5. Instalação do bracket de retenção

Antes de poder colocar o dissipador/bomba de água do sistema de arrefecimento a água, deverá instalar o bracket de retenção. Mais uma vez, alertamos para o facto de escolher o correcto, visto que as furações são diferentes caso o sistema seja Intel ou AMD. Basta premir o bracket de retenção sobre o dissipador, até ouvir um pequeno clique

6. Montagem do radiador

Aproveitando a pré-instalação da ventoinha no slot traseiro da caixa, deverá agora fazer a montagem do radiador. Basta encostar o radiador à ventoinha e do lado de fora da caixa, apertar os parafusos, de forma alternada (em X), até sentir que a ventoinha e radiador estão bem seguros.


7. Aplicação da massa térmica

Aplique uma quantidade mínima de massa térmica no centro do processador (do tamanho de uma ervilha). Na aplicação da massa térmica, não precisa espalhar ou usar mais quantidade. Massa em demasia poderá trazer o efeito contrário ou sair pelas laterais e derramar para o PCB da motherboard ou para o socket do processador.

8. Instalação do bloco + bomba

Por último, basta pressionar gentilmente o dissipador sobre o processador, para que a massa térmica seja espalhada de forma uniforme. Depois basta apertar os parafusos de forma alternada (em X), mais uma vez, para garantir um encaixe uniforme do dissipador no socket.

 

Ligações finais

Agora é só ligar os cabos de energia aos headers da motherboard (da ventoinha e da bomba de água) e está pronto a funcionar.
worldtips.pt world tips portugal

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.